Políticas de Privacidade iVera
Em conformidade com a legislação e as boas práticas, seguem o conjunto de determinações que representam a Política de Privacidade.
As políticas tratam da coleta, armazenamento, utilização e todas as demais formas de tratamento das informações pessoais dos clientes/usuários e internautas, para acesso e uso dos nossos serviços pela plataforma mobile, aplicativo e outros canais de contato do iVera.
1. Definições
Agentes de tratamento: o controlador e o operador.
Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Dado Pessoal: toda e qualquer informação relacionada a pessoa natural identificada ou
identificável.
Dado Pessoal Sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;
Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.
Tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, producao, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
Criptografia: nome dado ao processo de codificação de informações. As informações são codificadas (embaralhadas) na origem e decodificadas no destino, dificultando, dessa forma, que sejam decifradas durante o tráfego na internet.
Cookies: arquivos-texto armazenados pelo navegador (exemplo, Internet Explorer, Fire Fox, Chrome ou Safari) em seu computador ou telefone celular. Os cookies tem como finalidade identificar o computador ou telefone celular, personalizar os acessos e obter dados de acesso, como páginas navegadas ou links clicados. Um cookie é atribuído individualmente a cada computador, não podendo ser usado para executar programas, tampouco infectar computadores com vírus, trojans, etc., e podem ser lidos apenas pelo servidor que o enviou.
Sem prejuízo de outras definições constantes nesta Política, os seguintes termos terão os significados a eles designados abaixo:
"internauta": todo aquele que, de alguma forma, acessa qualquer plataforma do iVera e outros canais, sendo cliente ou não.
"cliente": todo aquele que utiliza os produtos e/ou serviços oferecidos pelo iVera, pagos ou não.
"usuário": todo aquele que se cadastrar neste Portal e receber uma identificação individual e exclusiva.
2. Responsabilidade pelo tratamento dos dados pessoais
A responsabilidade é do iVera plataforma mantida por BOT IMOB DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA, Sociedade Empresária com sede social no Município de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, na Rua Pais de Araújo, nº 29, cj. 104, Itaim Bibi, CEP 04531-090, devidamente inscrita no CNPJ do MF sob nº 30.140.240/0001-52.
3. Finalidade
Nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei no 13.709/18), o iVera realiza o tratamento de seus dados pessoais com finalidades especificas e de acordo com as bases legais previstas na respectiva Lei, tais como: para o devido cumprimento das obrigações legais e regulatórias, para o exercício regular de direitos e para a proteção do crédito, bem como sempre que necessário para a execução dos contratos firmados com seus clientes ou para atender aos interesses legítimos do iVera, de seus clientes ou de terceiros. Para qualquer outra finalidade, para a qual o consentimento do titular deve ser coletado, o tratamento estará́ condicionado à manifestação livre, informada e inequívoca do titular.
O iVera, na condição de controlador dos dados nos termos da legislação, poderá́ tratar, coletar, armazenar e compartilhar com as sociedades sob controle direto ou indireto da BOT IMOB DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA., sempre com a estrita observância à Lei, seus dados pessoais e informações cadastrais, financeiras e de operações ativas e passivas e serviços contratados para: (i) garantir maior segurança e prevenir fraudes; (ii) assegurar sua adequada identificação, qualificação e autenticação; (iii) prevenir atos relacionados à lavagem de dinheiro e outros atos ilícitos; (iv) realizar análises de risco de crédito; (v) aperfeiçoar o atendimento e os produtos e serviços prestados; (vi) fazer ofertas de produtos e serviços adequados e relevantes aos seus interesses e necessidades de acordo com o seu perfil; e (vii) outras hipóteses baseadas em finalidades legítimas, como apoio e promoção de atividades do iVera ou para a prestação de serviços que beneficiem os clientes.
O iVera compartilha infraestrutura, sistemas e tecnologia com outras empresas do ramo imobiliário, para fornecer uma experiência inovadora, relevante, consistente e segura em todos os produtos e serviços.
Ainda, processamos informações sobre você̂ nas empresas com este objetivo, conforme permitido pela lei aplicável e de acordo com esta política.
Ressaltamos que novos serviços online, disponibilizados pelo iVera, estarão automaticamente sujeitos à política de Privacidade vigente à época de sua utilização.
4. Dados pessoais
Os dados foram obtidos: (i) diretamente do titular quando do acesso, ou contratação dos produtos e serviços do iVera; ou (ii) de fontes externas legítimas, com devido embasamento legal ou contratual; ou (iii) em razão de eventual compartilhamento de dados previamente autorizado pelo titular.
Nome
Nome Social
Data de nascimento
Sobrenome
CPF
Carteira de identidade Carteira Nacional de habilitação (CNH)
Idade
Nacionalidade
E-mail
Naturalidade
Nome da mãe
Nome do pai
Endereço Residencial
Endereço Comercial
Estado Civil
Sexo
Telefones residencial
Telefones comercial
Telefones celular
IMEI do celular
Geolocalização
Agência e conta
Imóvel(is) ofertado(s) no Portal;
Imóvel(is) pesquisado(s) no Portal;
Imóvel(is) de propriedade do internauta;
Aquisição e forma de pagamento do produto ou Serviço solicitado no Portal;
Preferências do cliente;
Opiniões do internauta;
Acesso do internauta (exemplo: data e horário de realização do acesso);
Perfil de acesso do internauta (exemplo: links clicados, páginas visitadas).
5. Utilização de cookies
A nossa página e nossa plataforma utiliza cookies e tecnologias similares para melhorar os nossos serviços, por meio da personalização e recomendação de conteúdo.
A utilização de nossos serviços implica na concordância da utilização dos cookies e tecnologias similares assim como com a nossa Política de Privacidade.
Os cookies são arquivos que contém dados, entre outros, de sites, pesquisas do usuário, gerados por meio do navegador, e salvos em seu computador/dispositivo móvel.
Os cookies são utilizados em nossa plataforma para auxiliar na disponibilização e operação de nossos serviços, para entender e proporcionar uma melhor experiência.
Por exemplo, usamos cookies para: (i) Fornecer o iVera e outros serviços baseados na web, melhorar sua experiência, entender como nossos serviços estão sendo usados e para também customizar nossos serviços; (ii) para entender quais serviços são mais populares e para mostrar somente conteúdo relevante e relacionado aos nossos serviços; (iii) para memorizar escolhas anteriores, como por exemplo, configurações de idioma e também para customizar nossos Serviços.
5.1. Controlar cookies
As configurações dos cookies podem ser alteradas por meio de seu navegador, usualmente em "Configurações" ou "Preferências".
Caso a função de cookies seja desabilitada, alguns dos serviços podem não funcionar normalmente.
6. Tratamento de informações pessoais
Para o fornecimento dos Serviços online aos seus clientes, o iVera adota recursos avançados visando a proteção das informações pessoais dos usuários e de seus Serviços.
As informações de caráter pessoal dos usuários dos Serviços do iVera, entendendo-se por informações pessoais todas aquelas que forem relacionadas a pessoa natural identificada ou identificável, inclusive informações pessoais sensíveis (que tratem sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural), como: o nome completo do usuário, endereço físico e eletrônico, número de telefone, RG, CPF, biometria, número de cartão de crédito, situação financeira e patrimonial, preferencias e padrões de acesso ("informações pessoais"), não são divulgadas pela IVera, exceto nas hipóteses expressamente mencionadas nesta política.
Tais informações podem ser coletadas por meio dos canais do iVera e armazenadas utilizando- se rígidos padrões de sigilo e integridade, bem como controles de acesso físico e lógico, observando-se sempre os mais elevados princípios éticos e legais.
Caso o você, usuário, decida fornecer suas informações pessoais nos sites institucionais e/ou no Portal e outros canais iVera para usufruir dos Serviços online da IVera, inclusive as informações pessoais sensíveis, tais informações serão tratadas atendendo às finalidades definidas em contrato de prestação de serviços e nos Termos e Condições de Uso.
Uma vez provida das informações pessoais a respeito do usuário, o iVera poderá́ utilizar, de acordo com o seu interesse legítimo, os dados do cliente/usuário/internauta para o fim de enviar publicidade, direcionada por e-mail ou por quaisquer outros meios de comunicação, contendo informações sobre o iVera, parceiros comerciais relacionados no Anexo I e/ou prestadores de serviço para oferta de produtos e serviços de seu interesse. Entretanto, fica reservado ao cliente/usuário/internauta o direito de, a qualquer momento, inclusive no ato da disponibilização das informações pessoais, informar ao iVera, por meio dos canais de comunicação disponíveis para o cadastramento de tais informações, do não interesse em receber tais anúncios, inclusive por e-mail (opt-out), hipótese em que o iVera interromperá tais envios no menor tempo possível. Para cancelar sua inscrição, consulte as instruções de opt-out presentes no rodapé́ dos nossos e-mails.
7. Transferência internacional
Os dados pessoais tratados em decorrência do uso dos serviços serão processados pelo iVera em conformidade com legislação vigente aplicável.
O iVera está́ sediado no Brasil, mas pode realizar o armazenamento e o tratamento de dados pessoais em outros países através da contratação de empresas parceiras, estas que, por sua vez, estarão submetidas às obrigações desta política de Privacidade.
8. Requerimentos legais
Quando alguma autoridade requerer o acesso a seus dados pessoais e este pedido estiver respaldado por lei vigente, o iVera compartilhará as suas informações.
Nestes casos, o iVera irão fornecer as informações estritamente necessárias para o cumprimento do pedido ou de nosso programa de integridade.
9. Exercício de direitos
Em cumprimento à regulamentação aplicável, quando de sua vigência, no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais, em especial a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei no 13.709/2018), a iVera respeita e garante ao usuário, a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:
a) a confirmação da existência de tratamento;
b) o acesso aos dados;
c) a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
d) a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a Lei;
e) a portabilidade dos dados a outro fornecedor;
f) a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas em Lei;
g) a obtenção de informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais o iVera compartilhou seus dados;
h) a informação sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento, bem como de ser informado sobre as consequências, em caso de negativa;
i) a revogação do consentimento;
j) a oposição aos tratamentos realizados com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, em caso de eventual descumprimento ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados;
k) a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem os interesses dos titulares de dados, respeitados os segredos comercial e industrial da iVera, tais como, mas não limitando-se, aqueles pautados em critérios de prevenção a fraudes ou de decorrentes de execução de contrato.
O iVera empreenderá todos os esforços para atender tais pedidos no menor espaço de tempo possível.
No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será́ respeitado o prazo de armazenamento mínimo de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira, dentre outras determinações legais aplicáveis.
10. Segurança das Informações
O acesso às informações pessoais coletadas, armazenadas ou de outra forma tratadas pelo iVera é restrito aos profissionais autorizados ao uso direto dessas informações, e necessário à prestação de seus Serviços, sendo limitado o uso para outras tarefas.
É exigido, também, de toda organização ou do indivíduo contratado para a prestação de serviços de apoio, que sejam cumpridas as Políticas de Segurança internas e o Código de Ética adotado pelo iVera.
O iVera poderá revelar as informações pessoais que tenha recebido nas seguintes hipóteses:
a) sempre que estiver obrigada a revelá-las, seja em virtude de dispositivo legal, ato de autoridade competente, ordem ou mandado judicial;
b) aos seus parceiros comerciais relacionados no Anexo I e/ou prestadores de serviço, a fim de atender à solicitação de serviços efetuada pelos usuários;
c) aos órgãos de proteção e defesa de crédito e prestadores de serviços autorizados pelo iVera a defender seus direitos e créditos;
d) aos órgãos que administrem cadastros de consumidores;
e) aos seus controladores, às empresas por ele controladas, as empresas a ele coligadas ou por qualquer forma associadas, no Brasil ou no exterior;
O iVera trabalha exaustivamente para assegurar que as informações divulgadas para os clientes sejam verdadeiras e integrais, contando com controles apurados de monitoramento das informações fornecidas. Sua participação no processo é revisar as informações, valores e informativos e enviar para o usuário, um comunicado de qualquer discrepância nas informações fornecidas.
O iVera não responderá por prejuízos que possam advir do vazamento das informações pessoais por violação ou quebra das barreiras de segurança de internet por terceiros como "hackers" ou "crackers".
Além dos casos acima citados, havendo a necessidade ou interesse em repassar a terceiros, exceto aqueles já mencionados acima, dados de identificação individual dos clientes/usuários/internautas, o iVera lhes solicitará autorização prévia.
Informações que não sejam de identificação individual (como demográficas, por exemplo), poderão ser repassadas a anunciantes, fornecedores, patrocinadores e parceiros, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo IVera.
Aos terceiros que, porventura receberem do IVera informações de qualquer natureza, sobre os internautas que acessam o seu Portal, cabe igualmente, a responsabilidade de zelar pelo sigilo e segurança de referidas informações.
O iVera se empenha expressivamente para prover segurança e sigilo das informações que capta.
Contudo, para que as medidas adotadas tenham eficácia, faz-se necessário que cada cliente/usuário/internauta também tenha atitude responsável, sendo cuidadoso com os dados de sua identificação individual sempre que acessar a internet, informando-os somente em operações em que exista a proteção de dados, nunca divulgando sua identificação de usuário e sempre desconectando a conta do Portal iVera tão logo deixe de acessá-lá, principalmente se dividir o computador com outra(s) pessoa(s).
O iVera assegura que as informações (textos, imagens, sons e/ou aplicativos) contidas nos seus sites estão de acordo com a legislação e normativos que regulam os direitos autorais, marcas e patentes, não sendo permitidas modificações, cópias, reproduções ou quaisquer outras formas de utilização para fins comerciais sem o consentimento prévio e expresso do iVera.
O iVera não se responsabiliza por eventuais danos e/ou problemas decorrentes da demora, interrupção ou bloqueio nas transmissões de dados ocorridos na Internet.
11. Extensão dos efeitos
Os termos da Política de Privacidade aqui expostos serão aplicados exclusivamente às informações pessoais e informações pessoais sensíveis, conforme acima definido, que venham a ser disponibilizadas ao IVera, pelo cliente/usuário/internauta, para a utilização de seus produtos e serviços.
Por consequência, a Política de Privacidade aqui exposta não será aplicável a qualquer outro serviço online que não os disponibilizados pelo iVera, incluídos aqueles sites que estejam de alguma forma vinculados à IVera, por meio de links ou quaisquer outros recursos tecnológicos, e, ainda, a quaisquer outros sites que, de qualquer forma, venham a ser conhecidos ou utilizados pelo iVera.
Nesse sentido, alertarmos aos usuários que os referidos sites podem conter política de privacidade diversa da adotada pelo iVera ou podem até mesmo não adotar qualquer política nesse sentido, não se responsabilizando, o iVera, por qualquer violação aos direitos de privacidade dos usuários que venha a ser praticada pelos referidos sites.
12. Interpretação dos termos
As palavras e os termos constantes desta Política de Privacidade aqui não expressamente definidos, grafados em português ou em qualquer outro idioma, bem como, quaisquer outros de linguagem técnica e/ou financeira ou não, que, eventualmente, durante a vigência do presente instrumento, no cumprimento de direitos e obrigações assumidos por ambas as partes, sejam utilizados para identificar a prática de quaisquer atos, deverão ser compreendidos e interpretados em consonância com o conceito internacionalmente consagrado.
13. Solicitações e Reclamações
Caso você̂ tenha alguma solicitação ou reclamação, pedimos que entre em contato pelo nossa Central de Atendimento. Ao entrar em contato, pediremos alguns dados pessoais para confirmarmos a sua identidade.
Eventualmente, outras informações podem ser solicitadas para confirmar a sua identidade com o objetivo de melhor atender à sua solicitação ou reclamação, havendo dúvida sobre a veracidade ou legitimidade das informações informadas.
14. Disposições Gerais
Eventuais omissões ou meras tolerâncias das partes no exigir o estrito e pleno cumprimento desta Política de Privacidade e/ou de prerrogativas decorrentes dele ou da lei, não constituirão novação ou renúncia, nem afetarão o exercício de quaisquer direitos aqui previstos, que poderão ser plena e integralmente exercidos, a qualquer tempo.
Caso se perceba que uma disposição é nula, as disposições restantes desta Política de Privacidade permanecerão em pleno vigor e um termo válido substituirá o termo nulo, refletindo nossa intenção, tanto quanto possível.
15. Notícias e publicidade
As newsletters e mensagens publicitárias enviadas por e-mail sempre trarão opção de cancelamento do envio daquele tipo de mensagem por parte do iVera. Não obstante, o iVera coloca à disposição de seus clientes/usuários/internautas uma ferramenta de gestão das mensagens para que este possa solicitar, a qualquer tempo, o cancelamento do envio de mensagens.
As mensagens enviadas em formato HTML podem conter códigos que permitem personalizar mensagens de acordo com as preferências individuais do cliente/usuário registrado do iVera e elaborar relatórios sobre a visualização das mensagens, sobre o número de vezes em que o e-mail foi aberto e o número de cliques feitos na mensagem.
Estas informações serão utilizadas de forma genérica e agregada para elaborar relatórios sobre o envio de mensagens. Tais relatórios poderão ser repassados aos anunciantes, como indicadores estatísticos da efetividade das campanhas, sem revelar informações pessoais dos clientes/usuários.
Em nenhuma hipótese o iVera divulgará esses dados de forma individualizada, ou seja, não haverá́ identificação do cliente/usuário ou de seus hábitos de acesso e leitura de e-mails.
Ainda que coletivamente, os dados só podem ser utilizados para os fins previstos nesta Política de Privacidade.
16. Segurança de dados transacionais
Proteção dos dados transacionais
As transações efetuadas para escolha da forma e efetivação do pagamento, independente da forma escolhida, são realizadas por empresa terceirizada, especializada e em ambiente seguro e certificado por empresa especializada em segurança de dados para a internet. Todas as informações necessárias à realização do pagamento são criptografadas. O ícone "Cadeado Fechado", localizado na barra de status (parte inferior do monitor), é o indicativo de que as informações transacionadas serão criptografadas.
Outra medida de segurança é a não coleta do número e da data de validade de cartão de crédito, e de outras informações específicas para pagamento pelo iVera.
Estes dados são informados diretamente para as instituições financeiras e não são armazenados ou utilizados para qualquer outro fim.
Em alguns pontos do Portal iVera são coletadas informações de identificação individual e/ou cadastral (como nome completo ou razão social, endereço, telefones, dados de veículo etc.) necessárias à navegação ou utilização dos serviços disponíveis.
Como medida de proteção, as informações de identificação individual e/ou cadastral coletadas pelo Portal iVera passam por processo de criptografia em todas as páginas de coleta de dados e nas áreas seguras do site onde um usuário e senha são solicitados.
Os negócios realizados no Portal iVera por um usuário, bem como as informações associadas a estas operações, são exclusivas e só podem ser acessadas por este usuário.
Identificação do Usuário
Ao se cadastrar no iVera para aquisição de produtos ou serviços (pagos ou não) oferecidos no Portal, cada usuário recebe uma identificação única, identificação esta que passa a ser requerida e autenticada nos demais acessos ao Portal.
Essa identificação, para os fins de direito, serve como assinatura de concordância com qualquer proposta realizada nesse Portal.
A identificação de usuário é exclusiva, intransferível e criptografada para ser transmitida ao servidor do iVera, sendo a senha armazenada em banco de dados na sua forma criptografada, de maneira irreversível.
O iVera poderá́ confirmar os dados pessoais informados pelo cliente/usuário/internauta, consultando órgãos públicos, empresas especializadas, cadastros restritivos ou centrais de risco. As informações que a IVera obtiver destas entidades serão tratadas de forma confidencial.
Sem prejuízo do disposto anteriormente, o cliente/usuário garante e responde pela veracidade, exatidão, vigência e autenticidade dos dados pessoais, e se compromete a mantê-los devidamente atualizados. Por consequência, o IVera não possui qualquer responsabilidade no caso de inserção de dados falsos ou inexatidão dos dados pessoais introduzidos por outros clientes/usuários/internautas.
Alterações na política
O iVera poderá́ alterar esta Política de Privacidade a qualquer momento, em virtude de alterações na legislação ou nos serviços, em decorrência da utilização de novas ferramentas tecnológicas ou, ainda, sempre que, a exclusivo critério da iVera, tais alterações se façam necessárias, razão pela qual recomendamos a leitura periódica desta Política de Privacidade.
A utilização dos serviços disponibilizados pelo iVera por qualquer cliente/usuário implicará em expressa aceitação quanto aos termos e condições da Política de Privacidade vigente na data de sua utilização.
O iVera recomenda aos clientes/usuários que não concordem com a Política de Privacidade vigente a não utilização dos serviços deste Portal.
Dúvidas e sugestões
Caso haja qualquer dúvida ou sugestão sobre esta Política de Privacidade, entre em contato conosco através do Fale Conosco.
Caso se perceba que esta Política de Privacidade não esteja sendo cumprida, a não conformidade detectada deverá ser apontada ao responsável por meio do Fale Conosco.
17. Lei aplicável e resolução de conflitos
Toda e qualquer controvérsia oriunda dos termos expostos na presente Política de Privacidade serão solucionados de acordo com a lei brasileira, sendo competente o foro da cidade de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, com exclusão de qualquer outro por mais privilegiado que seja.
Fica claro, ainda, que a utilização de Serviços e as ordens comandadas fora do território brasileiro, ou ainda as decorrentes de operações iniciadas no exterior podem estar sujeitas também à legislação e jurisdição das autoridades dos países onde forem comandadas ou iniciadas.
18. Dispositivos Móveis
Para garantir uma eficiente utilização dos aplicativos do iVera, sem que o seu uso fique prejudicado, é importante que você̂ nos forneça as autorizações descritas abaixo:
a) Localização
Necessário para validação da cidade em que o usuário se encontra com o objetivo de facilitar a busca no iVera.
b) Telefone (fazer e gerenciar chamadas telefônicas)
É necessário para a realização de ligação telefônica.
O IVera armazena o ID dos dispositivos móveis, como descrito acima, apenas para conseguir identificar os anunciantes.
c) Acessar fotos, mídias e arquivos do seu dispositivo.
Necessário para criação ou edição de anúncios e manutenção do perfil.
As duas permissões abaixo só serão solicitadas caso o cliente deseje inserir fotos em seu anúncio.
Tirar fotos ou seleção da Galeria. Necessário para inserir fotos no anúncio.